ALGO SOBRE AKHENATON
Amen-Hotep IV, foi um faraó da XVIII dinastia egípcia, filho de Amen-Hotep III, o nono rei daquela mesma dinastia, nasceu na grandiosa cidade de Tebas. Contudo, não sabe-se muito sobre a infância do rei, uma vez que não documentava-se a vida das crianças sagradas no Egito.
O Príncipe Tutmés, filho de Amen-Hotep III com Gilukhipa, já havia sido preparado pelo pai, para assumir a regência do Egito, contudo, Tutmés faleceu provavelmente no vigésimo sexto ano de vida, ascendendo então Amen-Hotep IV à categoria de FILHO MAIOR DO REI, herdeiro legítimo ao trono do Egito.
No ano cinco do reinado do novo faraó, este resolve mudar seu nome, e passa a chamar-se AKHENATON, ou, SERVO DE ATON, sendo isso uma estratégia para retirar o poder político dos sacerdotes, sendo o próprio Faraó, a única união de todo Egito com a divindade, esta que, por determinação de Akhenaton, seria o único Deus cultuado no Egito.
Akhenaton era o pai do poderoso Faraó Tutankamon ,que governou o Egito por nove anos apenas, falecendo com dezenove anos, sem herdeiros.
Aton, o Deus de Akhenaton, não era novo no panteão egípcio, tido pelo Faraó como a manifestação do Deus Rá-Harakhti, já mencionados nos Textos da Pirâmides, sendo estes textos religiosos, os mais antigos do Egito.
A religião introduzida por Akhenaton, remeteu aos outros deuses à forma secundária nos cultos egípcios, Akhenaton então, pode ser considerado o criador a forma Monoteísta religiosa, pois concentrou o poder religioso em um Único Deus.
O Faraó, construiu uma nova cidade para ser a capital do Egito, sendo antes Tebas. A nova capital receberia o mesmo nome de AKHENATON, sendo transferido pelo Faraó, todas as riquezas do Egito, como frutos das minas, pedreiras e rebanhos.
Akhenaton é revolucionário, pois tirou o poder dos sacerdotes, dando ao Egito uma oportunidade una de desenvolvimento, sendo o reinado de Akhenaton o mais próspero que o Egito já conheceu, adquirindo por desenvolvimento varias tecnologias a frente do tempo do mundo.
O Faraó mostrou com suas atitudes que, de nada vale a fé sem regras e jogadas ao caos, de nada vale a fé mesclada à ignorância e ao fanatismo, se antes qualquer sacerdote mandava no Egito, o servo de Aton colocou aqueles em seu devido lugar, elevando o bem estar e a liberdade de uma nação, acima da fé cega e ignorante da religião
Nenhum comentário:
Postar um comentário